Sunday, October 18, 2009

Por qué que eu saí do base

Eu sei que minha saída não foi bem avisada no base afora da Luzeiro, então como tem pessoas perguntando por qué que eu fui embora, eu traduzi parte da minha carta informativa de Julho deste ano para português. Então aqui tem a explicação oficial, que com certeza não é a explicação completa, mas é a explicação principal. Eu sei que meu português não é perfeito (e está piorando mais com cada dia que eu não falo) mas espero que dé para entender. Sente-se livre de me perguntar sobre qualquer dúvida. Não mais sou JOCUMeira mas ainda acredito no valor de transparência. ;) Beijos e saudades pessoal do base!

Uma mudança radical nos meus planos

Dois meses atrás, nunca teria imaginado que me encontraria onde estou hoje. Sabia que Deus me chamou vir para Casa Luzeiro, e eu antecipei ficar por pelo menos dois anos. Contudo, através de uma sequência de eventos, oportunidades, re-direcções, Deus tem confirmado que já chegou o tempo de tomar outros passos em busca do chamado que Ele tem mostrado que Ele tem para mim. Espero que através de compartilhar com vocês a história de como Ele tem estado me guiando nessa nova direcção que vocês, meus amigos, minha família, e meus sustentadores, possam entender por qué meus planos mudaram de repente.

Em Maio, assisti um treinamento de duas semanas para administradores para me equipar para o trabalho com a contabilidade da Luzeiro. No primeiro dia de treinamento, o professor falou sobre a Parábola dos Talentos e nós desafiou para não só pensar sobre aquilo em relação ao dinheiro, mas em relação a como estamos investindo e usando os dons e os talentos que Deus tem nós dado. Reflecti muito sobre isso nos dias seguintes. Fiz uma lista no meu caderno de todos os dons, talentos, e habilidades que tenho que eu não estava usando ou não estava realizando plenamente. Ao lado desta lista, fiz outra lista de todas as coisas que eu podia mudar ou fazer de uma maneira diferente para que esses dons fossem mais realizados. No entanto, houve algumas coisas que sobressaíram que não podiam ser completamente realizadas aqui – coisas que começaram me lembrar de e me levar de volta para o chamado maior que Deus já tinha estado me mostrando para minha vida.

Quando cheguei no Brasil pela primeira vez, durante meu tempo trabalhando como voluntária antes de começar a ETED, Deus começou falar comigo muito em relação a meu chamado maior como profeta. No Antigo Testamento, as profetas funcionaram como a portavoz de Deus e como a portavoz das pessoas marginalizadas, as quais de outra forma não teriam tido uma voz própria. Deus me mostrou que Ele queria que eu fosse esse tipo de portavoz, para falar e criar consciência na igreja em relação às questões de justiça social para mobilizar a igreja para acção. Ele também me mostrou que Ele queria que eu usasse meu talento de escrever como um meio de realizar isso, para alcançar qualquer público que eu podia.

Alguns dias depois durante o semanário de administradores, alguém distribuiu algumas informações sobre uma conferência que ia acontecer no Rio sobre questões de justiça social. Eu estava empolgada quando vi o nome do palestraste – Ron Sider. Eu tinha assistido uma presentação dele em Portland e estava lendo seu livro, Cristãos Ricos num Tempo de Fome, e ele era um dos meus heróis. No meio da minha empolgação sobre a conferência, eu pensei, Ron Sider é professor em alguma universidade – não seria interessante estudar debaixo dele? Busquei algumas informações no internet e aprendi que ele e professor no Palmer Theological Seminary em Pennsylvania. Também descobri que cada ano tem bolsas que incluem, além de dinheiro para estudar, a oportunidade de trabalhar no Sider Center on Public Policy e ser mentorado por Ron Sider. Além de tudo isso, aprendi que não era tarde demais para candidatar-se para esse ano.

Começei orar muito sobre essa oportunidade, e senti que eu deveria começar o processo de solicitação porque eu podia decidir depois. Originalmente, eu queria candidatar para começar no Fevereiro 2010, para poder terminar o ano com as meninas do meu grupo. Mas depois descobri duas coisas: 1) bolsas, incluindo a bolsa que envolve ser mentorado por Ron Sider, somente estão disponíveis para alunos que começam no Setembro, e 2) meu co-líder tinha decidido voltar para a Holanda no Setembro. Reuni com meus lideres do Luzeiro para conversar sobre a possibilidade de voltar para estudar, e a minha surpresa, eles me apoiaram e me encorajaram nisso. Meu líder também sugeriu que aún se eu ficasse até o final do ano, ainda deveria cancelar meu grupo, como grupos sempre tem dois lideres e é fortemente avisado não tentar liderar um grupo sozinho. Em resposta a esses factores, decidi mudar minha solicitação para Setembro desse ano.

O último mês tem sido um tempo de esperar para mim. Tem sido difícil num mundo de “se”, não sabendo se meu tempo na Luzeiro está chegando ao fim ou se está apenas começando. Contudo, tem sido um ótimo para eu buscar a Deus, e no meio de incerteza, tenho sido capaz de descansar na confiança que Ele sabe os planos que Ele tem para mim. Eu tinha feito minha parte em completar os materiais de solicitação e os ensaios, e agora tudo estava nas Suas mãos. Se Ele queria que eu fosse, Ele podia abrir essa porta para mim. Também cheguei ao ponto onde eu tinha paz sobre qualquer possibilidade. Parte de mim gosta muito daqui e sinto tão em casa aqui que eu teria sido perfeitamente contenta ficando mais um ano (ou mais). Mas a outra parte de mim sabia a direcção onde Deus estava me chamando, e também sabia que não seria algo melhor para me preparar por isso do que essa oportunidade de estudar com Ron Sider, se eu fosse receber a bolsa se ser mentorada por ele.

Minha incerteza chegou ao fim essa semana passada quando recebi um email dizendo que eu ganhei não apenas uma bolsa, mas duas bolsas – uma que pagava a metade da tuição e incluía trabalhando no Sider Center e sendo mentorado por Ron Sider, e a outra que pagava mais $4000 USD por ano, reduzindo minha tuição a apenas $1000 USD por ano! Ao ler esse email, não sabia se deveria saltar e gritar de alegria ou se deveria chorar porque isso queria dizer saindo do meu novo hogar (eu fiz ambos). Enquanto esperei essa decisão, tinha confiança que se Deus queria que eu tomasse esse passo, Ele abriria a porta, e se Ele abrisse a porta, eu entraria. Nunca imaginei ganhar duas bolsas – mas isto foi mais confirmação que eu tinha esperado. Aceitei o convite e vou voltar para Portland o dia 12 de Ag0sto antes de viajar para Filadélfia no final de Agosto.

A quarta onda

Compartilhei essas noticias com o equipe do Luzeiro sexta-feira passada. Foi bem recebido, não porque as pessoas queiram que eu vá embora (pelo menos espero que não!), mas porque elas também podem ver e entender a direcção onde Deus está me levando. Alguns missionários conversaram comigo depois de meu aviso para me encorajar que a direcção em que Deus está me guiando tem muito que ver com a quarta onda de missões, um tema muito popular na JOCUM e em nosso base.

A quarta onda basicamente envolve estendendo nossa influencia cristã até todos os sectores da sociedade e vivendo nossa fé de uma maneira que traz transformação social. As sete áreas de influência nas quais JOCUM em foca são educação/o mundo académico, a política, a ciência/tecnologia, a igreja, famílias, a media, e as artes. A ideia é que Deus está chamando cristãos para entrar nestas áreas, para exercer sua influência no mundo chamado secular. O evangélio não deve trazer transformação somente no nível individual, mas também no nível da sociedade.

Enquanto eu estou saindo de missões no exterior no presente, não estou saindo do campo missionário. Deus está me chamando para as linhas de frente da quarta onda. Não sei exactamente onde Deus vai me levar no futuro, mas eu sinto que esse programa de dois anos de Mestrado em Estudos Teológicos e Política Pública vai ajudar equipar-me melhor para ter esse tipo de influência através de me dar a oportunidade de crescer em conhecimento e me capacitar para ampliar minha voz. Neste momento, eu acho que vou fazer doutorado em sociologia de uma universidade prestigiosa secular depois de terminar meu mestrado, para ampliar mais meu conhecimento, influência, e voz no mundo académico e na igreja, para falar sobre questões sociais e chamar cristãos para acção.

No comments: